26 de agosto de 2013

Jovens Promessas: Paul Pogba

Na equipa de Antonio Conte surge um médio com muita classe e juventude. Com apenas 20 anos, Pogba tem vindo a afirmar-se cada vez mais no meio campo da Juventus FC, sendo um dos esteios da Vecchia Signora. O Mundial U20 foi a confirmação do potencial deste jogador, ganhando ainda mais visibilidade do mundo futebolístico.

Paul Labile Pogba nasceu a 15 de março de 1993, em Langny-sur-Marne, na França. Começou a dar os seus primeiros toques na bola no Le Havre ACFC. As suas exibições não passaram despercebidas e o Manchester United FC recrutou este jogador na época 2008/09, após uma transferência que gerou muita polémica e incluiu até a FIFA. Uma vez em Manchester (por não ter contrato profissional com o clube francês), Pogba ingressou na equipa de juniores e de reservas dos red devils. Só na época 2011/12 se estreou pela equipa principal, a 31 de janeiro de 2012, numa vitória por 2-0 frente ao Stoke City FC. Até ao fim dessa temporada, fez mais cinco jogos, incluindo o jogo com o Athletic Bilbao para a segunda mão dos dezasseis avos de final da UEFA Europa League. Outro clubes estavam atentos ao desempenho do jovem francês, que não renovou contrato com o clube inglês, apesar da constante insistência do seu técnico Sir Alex Ferguson. Pogba resolver sair pelo facto de não ter muitos minutos de jogo em Old Trafford. Inclusive, o treinador escocês chegou a apelidar Pogba de "traidor", pelo facto de este sair no verão de 2012 a custo zero para a Juventus FC.

Em terras transalpinas, Pogba revelou toda a sua qualidade, com grande ajuda de Antonio Conte. O treinador italiano lançou o jovem às feras e ele não comprometeu. Encaixou no sistema de 3-5-2, sendo o médio mais recuado do quinteto que é responsável pela organização de jogo bianconera. Em 2012/13. Paul Pogba fez vinte e sete jogos na Serie A, tendo feito cinco golos. Estreou-se a 22 de setembro de 2012, numa vitória caseira sobre o AC Chievo Verona por 2-0. Juntou a estes dados oito presenças na UEFA Champions League (a Juventus FC foi eliminada nos quartos de final pelo atual campeão europeu). Acabou por vencer a Supercoppa de Italia 2012 e a Serie A, culminando esta época formidável.

De resto, Pogba teve uma presença bastante assídua nos vários escalões jovens de frança, desde os U16. Esteve presente nas fases finais do Europeus U17 (2010) e U19 (2012), ficando em ambas as competições pelas meias finais. No entanto, foi neste ano que superou todas as expetativas, sagrando-se na Turquia campeão mundial de U20. Para abrilhantar ainda mais, foi considerado o melhor jogador do torneio, recebendo a Bola de Ouro. Participou em seis dos sete jogos, tendo ganho cinco e empatado um. Contribuiu com um golo frente ao Uzbequistão,  nos quartos de final. Estreou-se em 2013 pela seleção gaulesa, frente à Geórgia, num jogo de qualificação para o Mundial 2014. Até ao momento, leva duas internalizações pela seleção de Didier Deschamps.

Com um futebol muito positivo, este jogador de origem guineense tem encantado os adeptos que se deslocam semanalmente ao recente Juventus Stadium. Médio centro de origem, Pogba é muito utlizado como trinco, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio da equipa. Destro (apesar de jogar muito tranquilamente com os dois pés) e com uma elevada estatura, este francês deposita muita intensidade, raça e recupera muito bem a bola devido ao seu grande porte físico (186cm de altura e 73kg de peso). Revela muita qualidade nos seus pés, aparecendo bem em zonas de finalização para aplicar o seu portentoso remate. Apresenta argumentos no cabeceamento, no desarme e no passe (seja curto ou longo). É um verdadeiro box-to-box (muito desejado em Inglaterra) que sabe ocupar os espaços, vigilar sempre o adversário, muito potente e que empresta muita alma e dinâmica à equipa. O "RocketMan" é a alcunha dada pelos adeptos do bicampeão italiano.

Estamos perante um jovem que com uma tenra idade vai brilhando nos palcos italianos. É uma das caras desta nova geração gaulesa, pronta para retomar o seu país na senda dos êxitos. Pogba tem ainda uma grande margem de progressão pela sua frente. É um jogador muito respeitado no seu país e também em Itália, sobretudo pelos seus adeptos e pela imprensa desportiva. Renovou recentemente com o cube de Turim até 2018. Neste passado fim de semana assistiu Carlos Tévez para o único golo da sua equipa, derrotando a Sampdoria UC em Génova. Na semana anterior, tinha conquistado a Supercoppa de Italia 2013, marcando um golo e fazendo uma assistência frente à SS Lazio. Se a época transata foi de aspiração ao estrelato mundial, 2013/14 será a época da confirmação da qualidade deste médio, sempre com o Mundial 2014 no horizonte. O clube de Piemonte voltou à glória, depois de anos muito conturbados. E Pogba e companhia têm contribuído para isso! 

Por Ricardo Ferreira

2 comentários:

  1. Olá, sou também admirador de futebol, tenho um blog sobre o assunto www.megafutebol.org e gostaria de iniciar uma parceria com o seu blog. Caso tenha interesse me mande um email no megafutebol@hotmail.com agradeço desde já.

    ResponderEliminar
  2. A parceria seria de que natureza? Podia dar uma explicação mais aprofundada?

    ResponderEliminar

Agradecemos comentários onde impere o bom senso e a coerência, dispensando "guerras clubísticas". A liberdade de expressão deve ser usada e encarada com o máximo de responsabilidade possível.